Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Vale prevê reajuste de 20% no preço do minério de ferro

Em 2010, mineradora passou a promover reajustes trimestrais nos preços.
Vale fechou ano com produção recorde de 307,8 mi de toneladas de minério.

Vale comentou nesta sexta-feira os resultados de 2010 (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Vale comentou nesta sexta-feira os
resultados de 2010
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, anunciou nesta sexta-feira (25) que prevê um reajuste de 20% no segundo trimestre nos contratos firmados com seus compradores. Desde abril de 2010, a empresa passou a adotar um sistema trimestral de reajuste no preço do minério de ferro. “O reajuste deve se situar na faixa de 20% sobre os preços do primeiro trimestre”, declarou o diretor de Vendas e Estratégia da Vale, José Carlos Martins.
“A nossa expectativa é que os preços tendem a uma estabilidade, mas num patamar mais elevado.” No primeiro trimestre de 2011, os preços subiram aproximadamente 15% sobre os valores praticados no último trimestre do ano passado.
A maioria dos contratos de vendas da Vale são de longo prazo, variando de 5 a 20 anos. Segundo o diretor, o sistema anterior de reajustes anuais acabavam gerando movimentos especulativos de retenção de estoques ou superestocagem.
"A oferta de minério de ferro vai continuar restrita em relação a demanda pelos próximos 3 ou 4 anos", estimou Guilherme Cavalcanti, diretor de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Ele atribui o crescimento da demanda sobretudo ao crescimento da China, à recuperação dos mercados europeus e a ausência de novos lançamentos de projetos de mineração de grande porte.
A Vale teve em 2010 um lucro líquido recorde de R$ 30,1 bilhões, com uma produção também recorde de minério de ferro de 307,8 milhões de toneladas, montante 29,4% superior à produção de 2009 e 1,5% superior ao recorde de 303 milhões de toneladas de 2007.
Para 2011, a expectativa é de uma produção de 311 milhões de toneladas de minério de ferro e a companhia prevê chegar a 2015 com 522 milhões de toneladas. “Se essa tendência de preço continuar, a gente pode esperar sim um novo lucro recorde em 2011”, anunciou Martins.
A Vale anunciou também que para 2011 estão programados investimentos num total de US$ 24 bilhões. Segundo os diretores, a companhia tem procurado aumentar a sua participação no mercado de carvão e cobre, mas não há um número definido em relação a novas aquisições.