Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

UE chega a acordo para recapitalizar bancos, diz ministro da Polônia

Donald Tusk fez anúncio após reunião dos 27 países do bloco.
Ele não informou quanto dinheiro será injetado nos bancos europeus.

A União Europeia chegou a um acordo para ajudar financeiramente os bancos na reunião dos 27 países pertencentes ao bloco em Bruxelas, anunciou nesta quarta-feira (26) o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk.
O primeiro-ministro Donald Tusk em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26). (Foto: AFP)
O primeiro-ministro Donald Tusk
"Chegamos a um acordo sobre um plano para recapitalizar os bancos europeus", disse Tusk durante uma coletiva de imprensa.

Tusk disse também que os bancos terão até junho do ano que vem para elevar suas margens de reserva de capital adicional (para cumprir suas obrigações financeiras), ou "colchão de capital", para 9%.
Tusk disse ainda que não pode dar uma cifra sobre o capital total que será preciso injetar nos bancos europeus já que isso dependerá do perdão da dívida grega que eles estão dispostos a aceitar.
"Os bancos que participaram dos testes de estresse criarão um colchão de capital (reserva adicional) em um nível que seu capital, depois de considerados alguns ajustes, não poderá ser menor que 9%", disse.
"Essa reserva deverá ser obtida até junho do ano que vem, disse ele, após reunião.
Esboço do comunicado obtido pela Reuters diz que duas opções estão sendo consideradas para alavancar o fundo de 440 bilhões de euros, ou US$ 600 bilhões, criado para ajudar economias combalidas pela crise da dívida da zona do euro.